terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mofo e bolor, qual a diferença e como tirar essas manchas das roupas?

Existe diferença?

Dediquei um bom tempo em pesquisar sobre o assunto; a única resposta que encontrei foi: "bolor é composto por um fungo que apenas infecta as coisas. Mofo é composto por um fungo que vai corroendo aos poucos.
Sinceramente? Não posso afirmar categoricamente que existe a diferença, mas, na prática, acredito que exista. Se eu estiver errada, alguém me corrija por favor.
Definiria assim a diferença:
  • bolor é o fungo em estágio inicial, quando, sobre diferentes superfícies, fica uma camada em alto relevo na tonalidade acinzentada, que, limpando com um pano úmido ou mesmo escovando, você consegue retirar. É muito comum em madeira, fórmica, cerâmica e mesmo em tecidos.
  • mofo é o fungo em estágio avançado, que deixa uns pontinhos pretos; muito difícil de sair quanto encontrado em superfícies fibrosas, principalmente tecidos.
Dicas de como eliminar manchas de mofo e bolor em tecidos
Bolor
Escove o tecido, preferencialmente ao ar livre, para evitar que o fungo fique impregnado em outra superfície. Lave em seguida. No último, enxague e adicione vinagre à água. Se minha compreensão do que seja bolor esta correta, é como ele que tive minhas experiências de sucesso, antes de usar o giz como prevenção. Depois disso, nunca mais tive problemas.
O vídeo abaixo, de acordo com meu entendimento, é uma dica de como tirar bolor.



Mofo
Roupa branca, alvejante, veja na dica postada abaixo:
"Mofo em roupa é muito triste. Uma vez aconteceu com um vestidinho da minha filha que apesar das tentativas relatadas aqui para tirar o mofo, não tive sucesso em eliminá-lo. Dessa vez me desesperei com meu lençol branco, 400 fios, cheio de manchas de mofo (ele foi transportado úmido na mudança e como fiquei três semanas sem ninguém pra me ajudar, quando desfiz os sacos de roupas sujas pra lavar, descobri o 'desastre'). A minha sorte é que o lençol é branco e pude usar água sanitária diluída em água para eliminar a mancha do tecido...


Diluir a água sanitária antes de jogá-la sobre o tecido é importante, pois ela é muito agressiva e se o tecido for fraco, pode se desfazer, rasgar mesmo!!! Então verifique antes desse procedimento se seu tecido é resistente. Não é todo tecido que aguenta um tratamento com água sanitária.




Infelizmente, até hoje não descobri uma receita eficaz para eliminar mofo de tecidos coloridos nos quais não podemos usar água sanitária, a não ser que possamos descolori-los por completo. Essa busca, portanto, continua, rs. Se você souber de alguma fórmula contra mofo em tecidos coloridos, por favor, conta pra gente!".
Outras dicas encontradas
Roupas coloridas, várias dicas
  • Esfregar a peça com sal, vinagre branco e suco de limão. Coloque a roupa por uma hora no sol, e então lave normalmente.
  • Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de quatro colheres de chá por litro de água. ( No Blog Dona Perfeitinha, ela fez a experiência, mostrou com detalhes e infelizmente não teve sucesso, mas existem vários relatos de pessoas que conseguiram com esta receita.
  • Tecidos delicados, brancos ou coloridos, devem ser lavados com leite e depois com sabão neutro.
  • Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco. Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.
  • Esta é uma dica no mínimo estranha, porém, encontrei vários relatos de que foi utilizada e deu certo, quem quiser arriscar, ei-la : Se a mancha for antiga, coloque em um balde de alumínio cheio de água um pedaço de bacalhau cru. Ponha o balde para ferver até a mancha desaparecer. Lave em seguida como de costume, enxaguando bem para eliminar o odor de bacalhau..
Conselhos
  • Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou de tecidos, convém fazer antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa, para ver o resultado; se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre. 
  • Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.

2 comentários:

  1. Adoro este blog, e como toda blogueira amélia não pude de deixar meu comentário rsrsrs Tenho uma dica ainda para retirar o mofo de tecido de cor: basta mergulhar a parte manchada em leite fervendo até desaparecero mofo. Depois, lavar normalmente com água morna e vinagre branco.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiii queridos, obrigada pela dica. Depois me conta se conseguiu tirar o mofo da toalhinha tá? Beijos,

    ResponderExcluir